2Direção

 

Alexandra Albuquerque - Presidente

 

 Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa em Linguística. Docente do Ensino Superior desde 1995, tem centrado, nos últimos anos,  a sua atividade docente na Tradução Assistida por Computador e na Localização. Representante nacional da SPACE - European Network For Business Studies and Languages e presidente do Comité de Mobilidade da SPACE, desde Junho de 2010. Investigadora no CLUNL e no CICE.. Membro da Comissão Editorial da revista "Current Trends in Translation Teaching and Learning", editada por Mike Garant e Larry Walker e publicada pelo Departamento de Tradução da Universidade de Helsínquia.

 

 

Ana Rita Remígio – Vice-Presidente

 Ana Rita Remígio - Agente Oficial da Propriedade Industrial e European Trademark and DesignAttorney, trabalha desde 2009 em Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia, tendo desempenhado funções de proteção e valorização do conhecimento e gestão da propriedade intelectual na UATEC, Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro. Integrou ainda a Rede UTEN, University Technology Enterprise Network, com ênfase na especialização e desenvolvimento de competências em Transferência de Tecnologia, através do IC2, Austin, Texas. É Doutorada em Terminologia – Linguística – pela Universidade de Aveiro, e tem uma Pós-Graduação em Tradução Assistida por Computador, pelo ISCAP-IPP.

 

 

Maria Teresa Roberto – Vice-Presidente

 Iniciou a sua formação académica (BA) na Universidade de Witwatersrand, África do Sul. Licenciou-se, fez mestrado e doutoramento em Linguística, pela Universidade de Aveiro, no âmbito do discurso dos catálogos da indústria. É docente nas áreas de Tradução, Língua para Fins Específicos e Linguística Inglesa, no Departamento de Línguas e Culturas. Tem várias orientações de mestrado e doutoramento em áreas de discurso técnico, científico, tradução e terminologia e desenvolve investigação nestes domínios.

 

 

 

Maria Helena Ustimesnko – Tesoureira

 Doutorada em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo, Mestre em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras do Porto e Licenciada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, é Professora Adjunta do ISCAP, responsável pela área disciplinar de Língua e Cultura Russas, tendo criado, em 2013, o Curso de Pós-graduação em Estudos Interculturais Russos, de que é diretora. É tradutora de vários textos e obras literárias, nomeadamente de Alemão e de Russo, sendo ainda autora de vários artigos em diferentes áreas do saber. É membro do CICE (Centro de Investigação em Comunicação e Educação), participando, com regularidade, em conferências nacionais e internacionais. É Assessora para a Rússia e Ásia Central do Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP.

 

  

Tiago Gomes - Secretário

 

 Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Eficiência Energética e Energias Renováveis e em Gestão para Executivos pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhado na área da comunicação técnica em empresa multinacional do sector das telecomunicações desde 2006.

 

 

 

 

 

Mesa da Assembleia Geral

 

Joana Castro Fernandes – Presidente

 Professora Adjunta do ISCAP. Leciona nas áreas de Linguística Portuguesa e de Comunicação. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês/Português e mestre em Linguística Portuguesa Descritiva. Encontra-se em fase conclusiva do doutoramento em Terminologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Conselho Técnico Científico do ISCAP. É responsável pela Unidade de Comunicação Especializada do CICE (Centro de Investigação em Comunicação e e Educação), do ISCAP e responsável pela coordenação de Português. Os seus interesses de investigação são a Linguística Geral a Terminologia, os Estudos de Comunicação o ensino da Língua Portuguesa e os modelos de ensino a distância com enforque no blended learning.

 

 

Fernanda Bonacho – Primeira Secretária 

 Doutorada em Ciências da Comunicação – Comunicação e Linguagem – pela Universidade Nova de Lisboa/ FCSH, Mestre em Estudos Literários Comparados, e licenciada em Línguas e Literatura Modernas Inglês/Alemão pela Universidade Nova de Lisboa / FCSH. Professora do ensino superior desde 1996. Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, e vice-diretora do Curso de Jornalismo da mesma instituição. É investigadora integrada no Centro de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa e do ICML - Instituto de Comunicação e Media de Lisboa.

 

 

 

Joaquim Batista – Segundo Secretário

 Consultor em comunicação técnica e gestão do conhecimento, usando a sua experiência para oferecer soluções eficazes que normalmente precisariam de uma equipa de consultores.
 Fundou e liderou a equipa de documentação técnica na Altitude Software entre 1997 e 2014. Sob a sua liderança, a equipa escreveu documentação e ajuda, geriu traduções em 1999, desenvolveu um sistema proprietário de documentação baseado em XML em 2000, promoveu a adoção de um wiki para a intranet da empresa em 2003, desenvolveu materiais de formação desde 2006, reestruturou a escrita baseada em tópicos em 2009, criou banda desenhada técnica em 2013, e conduziu entrevistas etnográficas em 2014.
Adotou e refinou práticas de gestão ágil desde 2004, e publicou as práticas de 2008 sob o nome uScrum. Adaptou continuamente as práticas ágeis de acordo com as necessidades da equipa e do trabalho.
Antes da carreira de documentação trabalhou como formador, administrador de sistemas, programador e investigador académico.

 

 

 

 

Conselho Fiscal

 

Bruno Santos - Presidente

 

 Licenciado pela Universidade de Aveiro em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, com uma forte vertente na área das comunicações móveis e redes de fibra ótica. Ligado à área da comunicação técnica desde 2006, inicialmente numa vertente direcionada para a documentação de hardware para redes móveis, e mais recentemente na área de documentação para software e na criação de conteúdos multimédia de formação e apoio à utilização de software.

 

 

 

Hugo Caldeira – Primeiro Vogal

 Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Porto Business School  da Universidade do Porto. Foi docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto, nos departamentos de Matemática e de Engenharia Informática, e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na área de Matemática. Foi também Bolseiro e posteriormente Investigador Científico no INESC TEC. Atualmente é sócio e Diretor Técnico na empresa inventore : oficina de software.

 

 

João Ribeiro – Segundo Vogal

  Licenciado em Tradução e Interpretação no Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes.  Ligado à área da comunicação técnica desde 2006, inicialmente com foco na documentação de software e conteúdos multimédia, e mais recentemente na área de hardware. Leciona atualmente o módulo de Comunicação Técnica no Curso de Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.