Direção

 

Alexandra Albuquerque - Presidente 

Doutora em Linguística (Terminologia) pela Universidade Nova de Lisboa. Docente do Ensino Superior desde 1995, e atualmente professora adjuntano Politécnico do Porto (ISCAP), tem centrado, nos últimos anos,  a sua atividade docente na Tradução Assistida por Computador e na Localização. Investigadora no CLUNL (FCSH-UNL) e no CEOS.PP (P.PORTO). Membro da Comissão Editorial da revista "Current Trends in Translation Teaching and Learning", editada por Mike Garant e Larry Walker e publicada pelo Departamento de Tradução da Universidade de Helsínquia. Membro do GEM&L.

 

 

Ana Rita Remígio - Vice-Presidente  

Doutorada em Linguística (Terminologia) pela Universidade de Aveiro, com Pós-Graduação em Tradução Assistida por Computador pelo ISCAP-IPP. Agente Oficial da Propriedade Industrial (AOPI) e European Trademark and Design Attorney, trabalhou desde 2009 em Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia. Foi tradutora e revisora técnica de Patentes, formadora de Terminologia e Tecnologias da Tradução e de Alemão. Ligada à Comunicação Técnica desde 2008, é atualmente Comunicadora Técnica numa empresa multinacional, na área de sistema de segurança.

 

 

 

João Ribeiro – Vice-Presidente 

Licenciado em Tradução e Interpretação no Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes. Ligado à área da comunicação técnica desde 2006, inicialmente com foco na documentação de software e conteúdos multimédia, e mais recentemente na área de hardware. Leciona atualmente o módulo de Comunicação Técnica no Curso de Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

 

 

 

Joaquim Batista – Secretário 

Consultor em comunicação técnica e gestão do conhecimento, usando a sua experiência para oferecer soluções eficazes que normalmente precisariam de uma equipa de consultores. Fundou e liderou a equipa de documentação técnica na Altitude Software entre 1997 e 2014. Sob a sua liderança, a equipa escreveu documentação e ajuda, geriu traduções em 1999, desenvolveu um sistema proprietário de documentação baseado em XML em 2000, promoveu a adoção de um wiki para a intranet da empresa em 2003, desenvolveu materiais de formação desde 2006, reestruturou a escrita baseada em tópicos em 2009, criou banda desenhada técnica em 2013, e conduziu entrevistas etnográficas em 2014. Adotou e refinou práticas de gestão ágil desde 2004, e publicou as práticas de 2008 sob o nome uScrum. Adaptou continuamente as práticas ágeis de acordo com as necessidades da equipa e do trabalho. Antes da carreira de documentação trabalhou como formador, administrador de sistemas, programador e investigador académico.

 

 

Maria Helena Ustimesnko – Tesoureira 

Doutorada em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo, Mestre em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras do Porto e Licenciada pelo nstituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, é Professora Adjunta do ISCAP, responsável pela área disciplinar de Língua e Cultura Russas, tendo criado, em 2013, o Curso de Pós-graduação em Estudos Interculturais Russos, de que é diretora. É tradutora de vários textos e obras literárias, nomeadamente de Alemão e de Russo, sendo ainda autora de vários artigos em diferentes áreas do saber. É membro do CICE (Centro de Investigação em Comunicação e Educação), participando, com regularidade, em conferências nacionais e internacionais. É Assessora para a Rússia e Ásia Central do Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP.

 

 

Mesa da Assembleia Geral

 

JJoana Castro Fernandes – Presidente 

 

Professora Adjunta do ISCAP. Leciona nas áreas de Linguística Portuguesa e de Comunicação. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas-Inglês/Português e mestre em Linguística Portuguesa Descritiva. Doutora em Linguística (Terminologia). É membro do Conselho Técnico Científico do ISCAP e responsável pela coordenação de Português. Os seus interesses de investigação são a Linguística Geral a Terminologia, os Estudos de Comunicação o ensino da Língua Portuguesa e os modelos de ensino a distância com enforque no blended learning. É investigadora no CLUNL e no CEOS.PP.

 

 

 

Helena Nadais – Primeira Secretária 

Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro e Mestre em Tradução Especializada, especialização em Saúde e Ciências da Vida pela Universidade de Aveiro, mestre em Engenharia Química, ramo Processos e Indústria pelo Instituto Superior Técnico e Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico. É docente no ensino superior desde 1999, sendo atualmente Professora Auxiliar no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e vice-diretora do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Desde 2005 é investigadora integrada do CESAM- Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

 

 

Fernanda Bonacho – Segunda Secretária 

Doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade Comunicação e Linguagem, pela Universidade Nova de Lisboa/ FCSH, Mestre em Estudos Literários Comparados, e licenciada em Línguas e Literatura Modernas Inglês/Alemão pela Universidade Nova de Lisboa / FCSH. Professora do ensino superior desde 1996. Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, e coordenadora do Curso de Jornalismo da mesma instituição. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultural Digital (CIC-Digital), polo FCSH/NOVA, e ICML - Instituto de Comunicação e Media de Lisboa.

 

 

 

Conselho Fiscal

 

Bruno Santos - Presidente 

Licenciado pela Universidade de Aveiro em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, com uma forte vertente na área das comunicações móveis e redes de fibra ótica. Ligado à área da comunicação técnica desde 2006, inicialmente numa vertente direcionada para a documentação de hardware para redes   móveis, e mais recentemente na área de documentação para software e na criação de conteúdos multimédia de formação e apoio à utilização de software.

 

 

 

Hugo Caldeira – Primeiro Vogal 

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Porto Business School da Universidade do Porto. Foi docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto, nos departamentos de Matemática e de Engenharia Informática, e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na área de Matemática. Foi também Bolseiro e posteriormente Investigador Científico no INESC TEC. Atualmente é sócio e Diretor Técnico na empresa inventore : oficina de software.

 

 

Tiago Gomes – Segundo Vogal 

Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Eficiência Energética e Energias Renováveis e em Gestão para Executivos pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhado na área da comunicação técnica em empresa multinacional do sector das telecomunicações desde 2006.